Yoga para Crianças

 

O propósito da yoga para crianças é apresentar uma maneira de olhar e sentir a vida com mais consciência. A yoga ajuda a despertar a concentração, a perseverança e o amor próprio, para que a criança possa conhecer o que tem de melhor dentro de si e retribuir para o mundo. A aula é realizada de maneira lúdica e divertida, envolvendo as crianças através de contação de histórias, brincadeiras, jogos cooperativos, música, dança e o que mais for acontecendo neste momento vivo da prática. A risoterapia também faz parte da rotina, afinal como diria Charles Chaplin “Um dia sem rir, é um dia desperdiçado”.

Elas já nascem com bons movimentos, respiração correta e muitas outras qualidades que a prática da yoga pretende valorizar e manter. Hoje, por conta do sedentarismo, com muito uso de celulares, tablets e televisão, elas estão cada vez mais limitadas no movimento e precisam explorar seu corpo para conhecer todo o seu potencial. Plantando essa semente poderemos ver uma nova geração repleta de habilidades para lidar com a vida, com discernimento e ética.

A palavra yoga em sânscrito significa união, é uma filosofia de vida que busca a saúde integral entre o corpo, a mente e a energia de todo o universo. Trabalhamos os conceitos filosóficos  da yoga, que são os Yamas e Niyamas. Entre eles temos  o respeito, a disciplina, a verdade, o autocontrole, auto esforço e o compartilhar. Estes são valores importantes para trabalhar com as crianças e,  já que aprendem pelo exemplo, o educador devem sempre buscar mostrar o seu melhor, através dos acontecimentos do dia a dia.

Durante as aulas nos divertimos com os Ásanas, que são posturas importantes para que a criança explore e conheça o potencial do próprio corpo. Elas são ativas e expansivas por natureza, gostam de ação, movimento, criatividade e se divertem com os desafios das posturas.

Os Pranayamas são exercícios de respiração, que têm como objetivo a reeducação desse hábito, que é a primeira coisa que fazemos quando nascemos e nos acompanha a vida toda. Na inspiração o corpo é abastecido pelo oxigênio, que fornece elementos essenciais à vida e na expiração o pulmão elimina as impurezas. É um exercício de consciência sobre algo que fazemos o tempo todo.

Junto com as práticas de yoga é introduzido um tempo curto para a meditação (Dhyana), que trabalha o foco de atenção da mente, organiza melhor as ideias e ajuda na concentração. Meditar é estar presente em cada coisa que se faz. Esse momento propicia um estado de paz interior e o torna mestre de si mesmo.

Saiba mais:

Mas o que é Yoga?